O que você faria se tivesse certeza que não iria falhar?
Quando se trata de sucesso, existem certas características que são primordiais para alcança-lo, tais como foco, energia, paixão, coragem, ânimo, e claro, confiança interna. Sem a confiança interna no que estamos fazendo, fica praticamente impossível alcançar o sucesso, principalmente porque qualquer adversidade que surgir no meio do caminho ao sucesso pode te fazer questionar se é isso mesmo que deseja.
Há algo comum a qualquer indivíduo, relacionamento, equipe, família, organização, nação, economia e civilização no mundo todo - algo que, se faltar, destruirá o governo mais poderoso, o negócio mais bem sucedido, a economia mais próspera, a liderança mais influente, a maior amizade, o caráter mais forte, o amor mais profundo.
Por outro lado, se desenvolvido e estimulado, tem o potencial de criar sucesso e prosperidade sem precedentes em todas as dimensões da vida. No entanto, é a coisa menos entendida, mais negligenciada e mais subestimada de nossos tempos.
É a confiança.
COVEY (2008)
Como COVEY disse, a confiança é capaz de construir os mais lindos sonhos ou, sua falta, pode destruir os maiores e bem sucedidos projetos. Sem a confiança, nada se torna sólido e consistente.
Existe algo que você precisa saber: para alcançar o sucesso, você não pode deixar de lado e nem negligenciar a confiança. É ela que te dará forças para seguir em frente mesmo quando algo não der como imaginava. Não estou aqui falando na confiança nas coisas, e sim em si mesmo. Quantas histórias ouvimos por aí de pessoas que perderam tudo, mas tiveram a confiança em si mesmo para recomeçar novamente? Disney é apenas um exemplo disso.
Qual a diferença entre ter confiança em si e ter confiança nas coisas? A diferença é que para quem tem confiança em si mesmo, nada é impossível, cada desafio é uma oportunidade de ser melhor e criar soluções. Agora quem não tem confiança em si mesmo, o mundo é um terrível e amedrontador lugar onde tudo pode contribuir para o seu próprio mal.
Mas... como desenvolver a confiança interna?
Brian Tracy, em seu livro "O Ciclo do Sucesso" (Editora Gente, 2013) descreve os quatro C's primordiais da confiança íntima. Ele defende que, se cultivarmos esses 4 C's, então teremos muita segurança no que estivermos fazendo.
Vamos aos 4 C's:
1. Clareza. Decida exatamente o que você quer alcançar e o tipo de pessoa que deseja se tornar.
Ter clareza do que se deseja é primordial para qualquer meta que deseja alcançar. O que é sucesso para você? Uma casa grande, família, paz de espírito? Como deseja se tornar daqui 1, 5, 10 anos? Aqui vai uma dica: escreva como deseja se tornar, escreva também o que é sucesso para você. Escrever te dá mais clareza, além de ajudar a fixação de tal objetivo.
Posso até ilustrar a clareza. Suponhamos que você tenha que passar por uma rua escura, a pé, para chegar em casa. Você preferiria que ela estivesse bem iluminada, onde você consegue enxergar para onde está indo ou gostaria que ela estivesse cheia de uma densa neblina? Certamente você preferiria que ela estivesse bem iluminada.
Ter clareza funciona do mesmo jeito. Sua confiança eleva-se quando sabe-se para onde vai.
2. Convição. Desenvolva a fé inabalável de que você pode realizar qualquer coisa que colocar em sua mente.
Se você estiver com dúvidas, sua confiança nunca será 100%. Não há espaço para a dúvida e medo junto com a confiança. Pense bem na pergunta que te fiz no começo do artigo: "o que você faria se tivesse certeza que não vai falhar?". Existe muito potencial dentro de cada um de nós, mas a verdade é que, a menos que tenhamos convicção de que somos capazes, esse potencial ficará adormecido. Podemos fazer coisas extraordinárias, basta ter clareza e, principalmente, convicção do que se deseja. As pessoas que alcançam o sucesso são pessoas que não duvidam do seu objetivo e depositam toda sua paixão e energia nele para assim alcançá-lo!
3. Compromisso. Proponha-se a fazer o que for necessário; desenvolva à disposição de pagar o preço, com antecedência, por todo o sucesso que deseja.
Não é raro encontrar pessoas que acreditam que homens e mulheres de sucesso alcançaram tal realização por "sorte" ou "destino". Mas a realidade é que existe um investimento que deve ser feito, investimento este de tempo, energia, paixão, e qualquer outra coisa que se faça necessário. Você está disposto a fazer o que seja necessário para alcançar o que deseja, sem abrir mão de seus valores? Comprometimento é importantíssimo no desenvolvimento da confiança.
4. Consistência. Proponha-se a trabalhar todos os dias, de manhã, de tarde e à noite, até que eles se realizem.
Esse quarto e último C da confiança interna é tão importante quanto todos os outros. Vencedores têm uma rotina de vencedores. Não desistem facilmente porque acreditam no que estão fazendo. Não se deixam abater por qualquer coisa que lhe aparece no caminho - pelo contrário, encaram as adversidades como desafios que os levarão além. Ninguém já nasce pronto para correr uma maratona: é necessário muito treino, muita consistência para chegar lá.
E aí, já pensou no que deseja para sua vida? Que tipo de homem/mulher você deseja se tornar?
Quando colocamos nossos objetivos e ações na ótica da Clareza, Convicção, Compromisso e Consistência, começamos a desenvolver uma confiança interna tão grande que olhamos ao redor e vemos um mundo de oportunidades, nada nos será impossível e sonhos tão longe e distantes se tornam realidade!
Quando colocamos nossos objetivos e ações na ótica da Clareza, Convicção, Compromisso e Consistência, começamos a desenvolver uma confiança interna tão grande que olhamos ao redor e vemos um mundo de oportunidades, nada nos será impossível e sonhos tão longe e distantes se tornam realidade!
Bibliografia:
Covey, Stephen M. R., O poder da confiança: o elemento que faz toda a diferença. Tradução de Tom Venetianer. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
Tracy, Brian. O ciclo do sucesso. Tradução de Cissa Tilelli Holzschuh. São Paulo: Editora Gente, 2013.
Tracy, Brian. O ciclo do sucesso. Tradução de Cissa Tilelli Holzschuh. São Paulo: Editora Gente, 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário