A divulgação do conceito do “jogo interior” de Timothy Gallwey foi um importante marco para o desenvolvimento do coaching na atualidade. A ideia de Tim baseia-se no seguinte principio:
PERFORMANCE = POTENCIAL - INTERFERÊNCIA
( Performance é igual ao Potencial menos a Interferência)
Onde existem duas formas para aumentar a performance ou produtividade do indivíduo: Aumento do potencial
ou Diminuição da
interferência
Tim vislumbrou que ocorria um ‘dialogo interno’ na mente de cada jogar no momento do jogo e baseado neste ‘dialogo’ seria possível aprimorar o atleta em uma dimensão primeiramente interna que se refletiria em sua performance externa no jogo.
Para a efetivação deste método Gallwey considerou um ponto fundamental: facilitar o processo para que as pessoas aprendessem a aprender pensando por si próprias, afinal é o atleta quem joga não seu treinador, embora a capacidade deste último possa exercer tamanha influencia sobre a performance do atleta.
“O livro “The Inner Game of Tennis” – “O Jogo interior de Tênis” - publicado por Timothy teorizou este cenário tornando-o um dorso para as praticas de desenvolvimento de indivíduos, que inicialmente fora aplicada ao esporte e posteriormente disseminou-se para as mais diversas ciências, desta forma justifica-se que Timothy Gallwey seja considerado como o fundador do conceito de coaching”.
Assista: Tim Gallwey - Entrevista Sobre Coaching
Referências
THE INNER GAME
INTERNATIONAL SCHOOL. Timothy Gallwey.
Disponível em: <http://theinnergame.com.br/>
Nenhum comentário:
Postar um comentário