A ética é um conjunto de conhecimentos que leva a uma reflexão sistemática sobre normas morais. Estas normas têm sua origem ligada a padrões culturais, sociais ou organizacionais, nascidos dos relacionamentos construídos espontaneamente ou por imposição do ambiente.
Os relacionamentos se dão entre indivíduos que carregam sua história de vida, experiências, crenças, valores e pontos de vista que, na maioria das vezes, são totalmente distintos entre si. Fazendo-se necessário fomentar o respeito pelas diferenças.
Respeitar diferenças pressupõe que o indivíduo controle seu orgulho e não se coloque em posição de maior importância no seu relacionamento com o outro, deixando de lado a busca desenfreada pelo poder e pelas vantagens pessoais que dele se originam e percebendo que a união e o respeito podem produzir resultados excepcionais para todos e não somente para um indivíduo ou um pequeno grupo.
Todos têm papéis a desempenhar e estar numa posição de liderança não significa valer mais do que outros. Ao Líder, é necessário perceber que sua dependência daqueles que lhe são subordinados é grande, pois são eles que trabalham efetivamente para o sucesso ou para o fracasso. Cabe a ele, então, organizar as ações promovendo um ambiente favorável e produtivo, onde possam ocorrer diferentes manifestações direcionando-as para o mesmo objetivo.
Um Líder íntegro torna-se exemplo de comportamento, sendo capaz de conduzir com lealdade e transparência, semeando confiança ao seu redor. Sua integridade (inteireza moral, retidão e honestidade) e seus valores morais (crenças pessoais que levam a comportamentos julgados corretos e desejáveis) são as ferramentas indispensáveis neste processo. Faz-se necessário também, conhecer seus pontos fortes e suas fraquezas, evitando tornar-se refém de suas vaidades.
Sendo assim, aprimorar nossa conduta moral é uma forma de descobrir a vida, é olhar para os eventos e para as pessoas com atenção e cuidado. Isso nos faz perceber que a dedicação ao processo de amadurecimento da moralidade evidencia que as atitudes são reflexo do caráter, das crenças e dos valores pessoais e nos lembram que não somos detentores da verdade absoluta e incontestável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário