domingo, 13 de novembro de 2016

Liderança sobre si mesmo: aprendendo com formigas

Acredito verdadeiramente que coisas pequenas podem nos ensinar lições grandiosas. Hoje gostaria de falar com vocês sobre seres pequeninos mesmo... As formigas! 

liderança formiga
Fonte
Tem muita gente que não gosta destes pequenos insetos. Minha irmã, por exemplo, morre de medo das formigas. Elas também estão em todo lugar: na rua, nas praças, dentro das casas muitas vezes. De tão pequenos, muitas vezes nem são notadas. 

Mas eu gosto, quando disponho de um pouquinho de tempo, de observar como elas trabalham. Um dias desses, as observei em meu banheiro, bem no cantinho da parede. 

Reparei que todas iam numa mesma direção - ou indo até a fonte de alimento ou voltando com o alimento para casa. Observei que cada uma era líder de si mesma, pois sabia exatamente o que fazer, faziam cada uma a sua parte, porém todas possuíam o mesmo objetivo. 

John C. Maxwell, em seu livro minutos de liderança, fala sobre as quatro maiores lições das formigas quando o assunto é liderança. Achei tão interessante que gostaria de compartilhar com vocês, acrescentando comentários meus, ok? 

Iniciativa 

"Formigas não precisam de comando para começar algo"

Já percebeu que as formigas possuem iniciativa? Todas elas fazem o seu trabalho sem depender de outras formigas. E quando veem que uma formiga está precisando de auxílio, elas vão lá e ajudam por si só. Iniciativa é importantíssimo para um líder, pois se ele não toma a frente, o que está fazendo na liderança? 
Segundo o site significados.com liderança significa: 
a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos.
Você tem tido iniciativa?  

Integridade 

"Formigas trabalham com fé e não precisam de responsabilidade para mantê-las em suas tarefas" 

Tudo bem, não falamos a língua das formigas, mas só é preciso um pouquinho de observação para compreender que as formigas precisam fazer o que tem ser feito, com toda a integridade. Quando em conjunto, eu não encontro formigas desfocadas, a não ser que saiba que há comida em algum lugar. Elas são comprometidas com a sua missão e se doam 100% àquilo.

Você é íntegro (ou seja, inteiro) ao que você está comprometido? 

Sede de Trabalho 

"Formigas trabalham duro e substituem a sua casa quando é destruída". 

Esses dias na faculdade tivemos a semana do empreendedor, onde tivemos a oportunidade de ouvir vários empreendedores falarem sobre a jornada até o sucesso. Percebi algo em comum neles: eles trabalharam duro e faliram algumas vezes antes de chegarem ao sucesso. 

trabalho em equipe
Fonte


Nossa, eu sei, isso não parece ser uma perspectiva muito boa sobre a liderança. Nas minhas experiencias como líder, posso te afirmar que, da equipe, o líder deve ser o que mais trabalha. Ele tem que ser o exemplo para toda a equipe, e se quer uma equipe acima da média, você tem que ser o primeiro a ser acima da média. 

A expressão trabalho duro parece que já carrega sobre si um fardo, não é mesmo? Uma das características que eu amo dizer sobre o líder é a paixão. Sem paixão, sem aquele brilho no olhar, dificilmente um líder engajará a sua equipe e alcançará resultados extraordinários. E quando um líder tem paixão nos olhos, o "trabalho duro" não se torna pesado e sim uma fonte de satisfação. 

E se a ideia não der certo? 

Líderes sabem que nem sempre tudo dará certo. Mas possuem dentro de si iniciativa e integridade o suficiente de levantar e começar tudo de novo. 

Fonte de Insight

"Formigas armazenam comida no verão"

Elas são prudentes e responsáveis. Acredito que no fundo podemos resumir assim as formigas. Elas trabalham em prol do que acreditam, armazenam comida nas épocas mais favoráveis para que nas épocas desfavoráveis não sejam pegas desprevenidas. Bons líderes são assim. Cultivam relacionamentos em tempos favoráveis para que, quando houver uma crise, seus relacionamentos possam estar firmes, entre outras coisas. 

Como você tem administrado os recursos disponíveis hoje? 

Não é legal como seres tão pequenos podem nos ensinar tanto acerca da liderança? Vale a reflexão dos quatro pontos para sermos líderes cada vez mais excelentes!

Referências:
https://www.significados.com.br/lideranca/

MAXWELL, John C. Minutos de Liderança. 52 lições semanais para maximizar seu potencial como líder. In: O melhor de John C. Waxwell - seleção vida de líder. 1 ed. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre nós

O GEPLICO propõe caracterizar a liderança e o Coaching, ao pesquisar e descrever o processo de liderança e de Coaching, bem como aferir os seus resultados. Desta maneira busca sistematizar e divulgar o processo de liderança e Coaching e seus impactos sociais e organizacionais, por meio deste blog socializa conhecimento com uma linguagem simples e acessível para contexto virtual de modo contemporâneo, bem como produz pesquisas e materiais científicos que subsidiem as teorias, técnicas, práticas, metodologias relacionadas a Liderança, Coaching e a Liderança Coaching.