quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Coaching & Gestão de Recursos Humanos



O coaching como processo de desenvolvimento humano contribui significativamente para melhoria do indivíduo em si e mediante sua inserção no mercado de trabalho, segundo Melo et al (2012, p. 05) “o coaching oferece um meio para se chegar a um fim, um processo de aprendizagem acelerada, desenvolvimento e autodesenvolvimento”. É um processo que visa acessar e utilizar os recursos de cada pessoa em prol de suas realizações, sejam elas pessoais e/ou profissionais, por esta característica é possível atrelar sua aplicação aos processos de recursos humanos das organizações em geral, segundo Azevedo (2013, p.07) “[...] competitividade do mercado e o novo perfil de consumidor levaram as organizações a voltarem sua atenção cada vez mais para a qualidade de seus serviços, a qualificação de seus colaboradores e o desenvolvimento pessoal e profissional dos mesmos”.

O trabalho da área de gestão de recursos humanos consiste em prover, manter e principalmente desenvolver um capital humano adequado para a organização, que possa operacionalizar e dar continuidade as atividades da mesma, atendendo as necessidades do mercado a que se propõe e enfrentando o dinamismo e concorrências deste mercado.

A gestão de recursos humanos é tida como grande responsável pelo sucesso ou insucesso da empresa, cabe a esta área selecionar e inserir na organização o capital intelectual e força de trabalho necessários ás atividades, é também de responsabilidade desta área o desenvolvimento dos empregados tanto de forma ativa, através do monitoramento e implantação de projetos para melhorias dos métodos aplicados: avaliação de desempenho, treinamentos, projetos de desenvolvimento organizacional, dentre outros; como de forma passiva delegando responsabilidades principalmente quando se trata da observação e manutenção do clima organizacional e da qualidade de vida no trabalho (AZEVEDO, 2013).

O processo de coaching proporciona a seus clientes uma experiência inovadora e focada que promove quebra de paradigmas e adesão à novos comportamentos, assertivos e com maior propensão de concretização, pode ser utilizado de forma individual, ou em grupos (equipes), o que é mais comum em empresas já que a multiplicação desses conhecimentos é a chave para o sucesso.  

  A utilização de técnicas de coaching, como PNL, modelo CHA (conhecimentos, habilidades e atitudes), matriz de mudança (estado atual e estado desejado), perguntas poderosas entre outros para os processos de recursos humanos de recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, treinamentos, pesquisa de clima entre outros faz com que a empresa tenha um engajamento diferenciado e resultados produtivos nesses processos, o coaching também pode ser utilizado para demandas específicas ou para gerar comprometimento, atrair e reter talentos, melhorar a comunicação interna e externa da empresa, promover melhor qualidade de vida, saúde no trabalho, segurança, produtividade, reconhecimento entre outros fatores.

O coaching tem sido buscado pelas organizações com a finalidade de desenvolver e aprimorar o desempenho dos gestores e empregados, para que possam adquirir uma nova visão, sobre seus papéis na empresa como também fora dela (AZEVEDO, 2013). É preciso que a execução destas técnicas ou mesmo do processo completo de coaching a nível organizacional seja feita de forma cuidadosa para que seu objetivo se alcançado sem prejudicar a moral do processo.


Referências

AZEVEDO, Adriana Santos. Psicologia e coaching como agentes de mudanças no ambiente organizacional. V Congreso Internacional de Investigación y Práctica Profesional en Psicología XX Jornadas de Investigación Noveno Encuentro de Investigadores en Psicología del Mercosur. Facultad de Psicología - Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, 2013.


MELO, Fernanda Augusta de Oliveira; FERNANDES, Beatriz Moysés; LIMA, Hyder Marcelo Araújo ; REIS, Patricia Nunes Costa. Utilização de ferramentas de coaching no processo de recrutamento e seleção interno. IX SEGET – Simpósio de excelência em gestão e tecnologia; UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda, Rio de Janeiro, 2012.

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O GEPLICO propõe caracterizar a liderança e o Coaching, ao pesquisar e descrever o processo de liderança e de Coaching, bem como aferir os seus resultados. Desta maneira busca sistematizar e divulgar o processo de liderança e Coaching e seus impactos sociais e organizacionais, por meio deste blog socializa conhecimento com uma linguagem simples e acessível para contexto virtual de modo contemporâneo, bem como produz pesquisas e materiais científicos que subsidiem as teorias, técnicas, práticas, metodologias relacionadas a Liderança, Coaching e a Liderança Coaching.