terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Afeto, Valores e a Teoria da Peneira

Afeto

Numa conversa entre Clóvis de Barros Filho e Luiz Felipe Pondé que gerou o livro "O que Move as Paixões, (2017)", dentre vários capítulos, em a "Filosofia e o medo das paixões" eles contam um caso de uma moça que foi passar o Réveillon em outro país e conhece um jovem lá, eles saem juntos, se divertem e depois de um tempo ele vem ao Brasil rever a moça. Mas já no meio do caminho para casa, quando ela vai buscar o rapaz, ela percebe o equívoco, e a "paixão" que sentia no Réveillon, já não é a mesma. O sentimento estava atrelado ao Réveillon, aos fogos, à viagem e à emoção. Isso não precisa acontecer somente em casos de amor, pode ser em outros tipos de escolhas, como compras, trabalho e estudo.
Se o amor é uma alegria acompanhada da ideia de sua causa, não há nenhuma garantia de que esta seja a causa verdadeira dessa alegria... é perfeitamente possível estar equivocado. (BARROS FILHO, 2017).
Às vezes temos uma grande oportunidade, talvez uma proposta imperdível, um super desconto, ou algo que achamos que será muito bom para nós, mas quando os "fogos se apagam, a viagem termina" e acaba a alegria. Muitas das vezes, pensamos depois da escolha já feita, se realmente vamos precisar daquilo que compramos, se é aquele o curso que queremos, se seremos felizes naquele trabalho ou se é aquela a pessoa quem escolhemos para amar, se essa escolha acontece atrelada a outra alegria, pode ocorrer o arrependimento ou frustração. Daí entram os valores.

Valores

São conceitos, crenças ou culturas que as pessoas possuem e são eles que determinam o nosso comportamento diante de outras pessoas ou situações. Por exemplo: o valor "Cuidado" tem bastante significado para mim, mas para fulano não. Logo, temos um conflito de valores. E assim por diante, são vários os tipos de valores: Família, Religiosidade, Simplicidade, Inspiração, Empatia, Honestidade, Coragem, há uma longa lista de valores.

Na visão de Leandro Karnal, hoje os valores estão invertidos no mundo. Há uma patologia dos valores. Damos mais valor às coisas banais do que às mais importantes. Por exemplo: Atender ao celular ou responder uma mensagem quando se está dirigindo. Agindo de tal maneira, você estará dando mais valor à conectividade do que à vida, porque você pode colocar em risco a sua vida e a de outra pessoa. Casos como esse gera conflito de valores.

Se os valores não batem e se a alegria do momento passou, não há o que possa ser feito. Assim, em condições normais, os relacionamentos se desfazem, tanto os afetivos, quanto os profissionais.

Teoria da Peneira

Esses dias assisti a um vídeo da JoutJout, sobre a teoria da peneira, que resume muito bem este artigo. JoutJout conta que uma amiga dela, a Mariana, que falou sobre a Teoria. Ela diz que todos nós temos uma peneira, e nela só fica quem "tem a ver" com você, ou seja, quem possui uma combinação dos mesmos valores que os seus.

Você precisa conhecer muito bem a sua "peneira", fazer uma autoanálise e conhecer quais são os seus valores, pois é isso que vai definir quais serão as suas escolhas e quem fica na sua vida.


Thais Taba



Referências

A PATOLOGIA DOS VALORES ● LEANDRO KARNAL. Disponível em: <https://youtu.be/XplrgzrLJ9c>. Acesso em 13 de fev. 2018.

BARROS FILHO, Clóvis de. O que move as paixões. Papiros 7 Mares, 2017.

TEORIA DA PENEIRA (FEAT. LIFS, LUFS E JORGE). Disponível em: <https://youtu.be/fk70kOb0Kcc>. Acesso em 13 de fev. 2018.

Imagem: https://pixabay.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre nós

O GEPLICO propõe caracterizar a liderança e o Coaching, ao pesquisar e descrever o processo de liderança e de Coaching, bem como aferir os seus resultados. Desta maneira busca sistematizar e divulgar o processo de liderança e Coaching e seus impactos sociais e organizacionais, por meio deste blog socializa conhecimento com uma linguagem simples e acessível para contexto virtual de modo contemporâneo, bem como produz pesquisas e materiais científicos que subsidiem as teorias, técnicas, práticas, metodologias relacionadas a Liderança, Coaching e a Liderança Coaching.