segunda-feira, 10 de abril de 2017

Uma equipe excelente

Uma equipe ideal é aquela em que todos são capazes de fazer a mesma coisa, em caso de um faltar o outro substituir, certo?! Não. Não é bem assim.

Tenho observado que uma equipe otimizada é aquela em que cada um tem o seu papel. E que cada um cumpre suas obrigações​ com muita responsabilidade. Isso vale para diversos tipos de grupos, como: família, trabalho e estudos.

Por exemplo: Em um curso da faculdade, a maioria dos alunos se dedicam ao trabalho solicitado pelo professor, mas sempre tem aquele aluno que não consegue​ fazer muita coisa no trabalho, mas aí no dia da apresentação dá aquele show e o grupo todo tira 10. Será que a contribuição daquele não foi tão importante? Se outra pessoa tivesse apresentado, teria sido melhor? Atualmente vivemos em um período em que também é preciso saber vender. Vender suas ideias e não somente demonstrar conhecimento. Dar valor a cada e qualquer contribuição.

E é assim, as necessidades são diferentes e exigem pessoas diferentes, tem aquelas que têm um perfil mais analista, outro mais comunicativo, outro mais dominante e ainda um mais complacente, cada um exercendo o seu papel na vida, precisando um do outro.

Se você quer ter sucesso em uma equipe de uma empresa ou nos estudos, também deve ser dessa forma. A equipe deve ser composta por pessoas de mesmos ideais, porém com talentos, habilidades e personalidades diferentes. Como num time de futebol, o goleiro não pode sair do seu lugar para cobrir o atacante, e por aí vai. É preciso ter um time completo, cada um em sua função.



Em alguns casos, não é possível mudar de equipe, nessas situações, é preciso compreender as habilidades das pessoas, saber se colocar no lugar delas para poder entender seus comportamentos, rever seus julgamentos perante elas, compreender suas atitudes e mudar a forma de lidar com essas pessoas.

Há casos em que precisamos nos conhecer a nós mesmos, saber por que tomamos certas atitudes e decisões antes de tentar entender o próximo. Assim tudo fica mais fácil, leve e compreensível.

Thais Taba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre nós

O GEPLICO propõe caracterizar a liderança e o Coaching, ao pesquisar e descrever o processo de liderança e de Coaching, bem como aferir os seus resultados. Desta maneira busca sistematizar e divulgar o processo de liderança e Coaching e seus impactos sociais e organizacionais, por meio deste blog socializa conhecimento com uma linguagem simples e acessível para contexto virtual de modo contemporâneo, bem como produz pesquisas e materiais científicos que subsidiem as teorias, técnicas, práticas, metodologias relacionadas a Liderança, Coaching e a Liderança Coaching.