Sócrates, filósofo grego do século V a.c, elaborou um extraordinário método, denominado ‘socrático’, este método se configura em dois momentos distintos: a Ironia e a Maiêutica.
A ironia caracterizava-se por perguntas aleatórias e abertas sobre determinadas temáticas, nas quais Sócrates apresentava posições de discordância ao interlocutor, para conduzi-lo a perceber determinada ignorância com relação ao tema, a duvidar e abalar sua certeza de conhecimento. Em um segundo momento, entrava em cena à maiêutica, nesta fase o filósofo ‘dava a luz as ideias’, estimulando o interlocutor a buscar, por si mesmo, soluções, planos, dados, enfim, conhecimentos amplos e profundos, sobre si e sobre o mundo, a partir de sua ignorância destacada anteriormente.
Todo este processo baseava-se em apenas um verbo: Dialogar. Desta forma constituiu-se uma ferramenta poderosa, aperfeiçoada para as mais diversas situações e base para a exploração e desenvolvimento de inúmeras ciências e para aprimoramento do indivíduo enquanto ser.
Atualmente o método socrático mantém sua relevância e tem se mostrado cada vez mais instigante, seja em grupos, seja de forma introspectiva. No entanto, mesmo com tantas evidencias de que o dialogo, possa efetivamente aprimorar indivíduos, grande parte das pessoas ainda não domina este processo.
O coaching é um processo que possui em seus pilares básicos, o mesmo principio abordado por Sócrates, dialogar para explorar oportunidades de desenvolvimento e facilitar a experiência do coachee(cliente) em descobrir, por si mesmo, maneiras de estimular seus recursos internos, de forma a direcioná-los para ações presentes e alcance de objetivos, em qualquer esfera de sua vida.
Nos diálogos de coaching busca-se envolver as pessoas, em seus planos externo e interno, incentivando-as a descobrirem e especificarem sonhos, propor objetivos e metas, elencar seus percursos, executarem ações e acima de tudo, buscarem energia potencial para realização.
No mais, Eric Schmidt (CEO do Google), afirmou em certo momento: “Everyone needs a Coach” - ("Todo mundo precisa de um Coach"), certamente observando o grande potencial deste processo, e na facilidade de sua execução, assim quando não conseguir estabelecer ‘seus diálogos’, lembre- se: todo mundo precisa de um coach.
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