quinta-feira, 29 de outubro de 2015

O foco pode me levar além?

Objetivo

Recentemente um fato marcante ocorreu na minha vida. Quem me conhece sabe que eu tendo a ser bem focada no que quero, e assim sempre levei minha vida. No último mês eu fiquei um pouco desfocada em minha gestão financeira e o resultado já era o esperado: um rombo no orçamento que nem eu mesma sabia que era tanto assim. 

Parada diante da tela daquele caixa eletrônico eu fiquei pensando: 
"Qual a importância e relevância desse artifício em nossas vidas? Quantas pessoas levam a vida inteira sem um foco e quando vão perceber já se passaram quinze anos e as coisas continuam do mesmo jeito que era antes? Quantos líderes não conseguem focar no que é essencial e por causa disso não performam e não entregam resultados satisfatórios?"

Ter foco nada mais é do que saber para onde você está indo e ser objetivo quanto a isso, dedicando 100% da sua atenção. É perceptível o foco em estudantes que querem passar de ano na faculdade: muitas vezes eles deixam de sair com os amigos para estudar. É claro que para tudo se é necessário ter um balanço, um equilíbrio. Mas o resultado de estudantes focados e estudantes não focados é claro: os focados passam de ano, os desfocados, não. 

Onde você quer chegar?

Recentemente o site administradores.com.br compartilhou a história da CEO da Theranos (você pode ler a matéria completa aqui). Elizabeth é seu nome. Ela tem 30 anos e é dona de aproximadamente metade das start-ups relacionados a área de saúde no mundo. Ela possui um objetivo: revolucionar os exames de sangue para que eles se tornem mais rápidos e baratos. Lindo não? 
Mas Elizabeth é uma pessoa extremamente focada e muito séria: não tira seus olhos do objetivo em tempo algum. 

É isso que o foco faz com aqueles que o utilizam: o alcance (ou pelo menos uma proximidade maior) dos objetivos. Funciona mais ou menos assim: se eu sentar aqui e escrever esse artigo e somente me focar nesse artigo, então ele será de qualidade, pois darei 100% de mim. Agora, se eu sentar na frente do computador e querer escrever o artigo, fazer a lição da faculdade e mexer no Facebook, então meu foco estará totalmente comprometido: eu não darei 100% da minha atenção para nenhum dos três objetivos e no fim das contas, nenhum será concluído. 

De novo afirmo que é necessário ter um equilíbrio em tudo. Goleman (2013) afirma que:
"Tudo isso pode ser resumida em uma tríade: o foco interno, o foco no outro e o foco externo. Uma vida bem vivida exige que dominemos os três. [...] O foco interno nos põe em sintonia com nossas intuições, nossos valores principais e nossas melhores decisões. O foco no outro facilita nossas ligações com as pessoas das nossas vidas. E o foco externo nos ajuda a navegar pelo mundo que nos rodeia".
Goleman ainda afirma que o equilíbrio entre esses três focos beneficia qualquer um que o utilizar, pois estar atento aos seus valores, às pessoas e oportunidades que nos cercam pode fazer qualquer um ir muito mais além, pois não negligenciará seus valores e princípios, saberá tomar as melhores decisões com base nisso e torna a pessoa mais sensível às oportunidades externas.

Estabeleça um objetivo, quer seja para os próximos minutos, próximos meses ou anos e dedique-se 100% de sua atenção à isso e você verá como os momentos e projetos que desenvolve terão um resultado muito mais satisfatório que se você os fizer desfocado (ex. mexendo nas redes sociais, pensando em outras coisas, etc). Afinal, como disse Yoda:
O seu foco é a sua realidade
Onde o seu foco está nesse momento?  

Decisão



Referências:

GOLEMAN, Daniel. Foco [Recursos Eletrônico]: a atenção e o seu papel fundamental para o sucesso; tradução Cássia Zanon. 1 ed - Rio de Janeiro: Objetiva, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre nós

O GEPLICO propõe caracterizar a liderança e o Coaching, ao pesquisar e descrever o processo de liderança e de Coaching, bem como aferir os seus resultados. Desta maneira busca sistematizar e divulgar o processo de liderança e Coaching e seus impactos sociais e organizacionais, por meio deste blog socializa conhecimento com uma linguagem simples e acessível para contexto virtual de modo contemporâneo, bem como produz pesquisas e materiais científicos que subsidiem as teorias, técnicas, práticas, metodologias relacionadas a Liderança, Coaching e a Liderança Coaching.