terça-feira, 2 de outubro de 2012

Liderança: Um breve comentário



Liderança é o assunto do momento, muito tem se escrito a respeito do líder, quais suas características, o que faz, qual a sua importância, porém ainda não há um estudo científico que evidencie como surge efetivamente um líder.
Alguns autores defendem a idéia de que a liderança pode ser aprendida por qualquer individuo, outros que apenas aqueles inseridos em um ambiente favorável ou predispostos podem tornar-se líder. Afinal, independente do desenvolvimento do líder, qual a essência da liderança, tal como a conhecemos atualmente?
            Hunter (2009, p. 22), define a liderança como “a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum”.                                                        
         Para Cortella (2012, p. 88) “O líder é aquele que inspira que anima as pessoas a se sentirem bem com o que fazem e a se sentirem integradas à obra”.
Segundo França (2006, p.56).  “A liderança é denominada na literatura atual como de alta performance e o líder é visto como um catalisador de talentos na formação de novas competências e garantia de resultados em ambiente extremamente competitivo e globalizado como o de hoje”.
A constituição da liderança se dá em um grupo de indivíduos, não há líder se não houver uma equipe, um grupo a ser liderado, influenciado. O entendimento sobre liderança esta pautado, segundo os autores acima, em três idéias básicas: O líder influência pessoas; O líder busca o objetivo comum e O líder desenvolve pessoas.                                                                                                           Conseqüentemente é possível observar ainda que a liderança é percebida por meio de comportamentos: “influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente”, “aquele que inspira que anima as pessoas”, “catalisador de talentos”, são habilidades derivadas de comportamentos, que vão se tornando ações até o ponto em que podem ser percebidas.
No mais muito há que se estudar acerca da Liderança, muitas definições com pontos de vista cada vez mais complexos e intrínsecos estão reservados para um futuro não muito distante.

Referências
CORTELLA, Mario Sergio. Qual a tua Obra?Inquietações propositivas sobre Gestão, Liderança e Ética. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.
HUNTER J. C. O Monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Trad. de Maria da Conceição Fornos de Magalhães. Rio de Janeiro: Sextante, 2009
LIMONGI-FRANÇA, A. C. "Comportamento Organizacional: conceitos e práticas. São Paulo: Saraiva 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre nós

O GEPLICO propõe caracterizar a liderança e o Coaching, ao pesquisar e descrever o processo de liderança e de Coaching, bem como aferir os seus resultados. Desta maneira busca sistematizar e divulgar o processo de liderança e Coaching e seus impactos sociais e organizacionais, por meio deste blog socializa conhecimento com uma linguagem simples e acessível para contexto virtual de modo contemporâneo, bem como produz pesquisas e materiais científicos que subsidiem as teorias, técnicas, práticas, metodologias relacionadas a Liderança, Coaching e a Liderança Coaching.