quinta-feira, 18 de maio de 2017

Diamante Bruto

Gravidez na adolescência, este é um tema tão debatido em suas vertentes, porém incansável!!!
Me deparo com notícias que me estremecem! Atualmente no ranking mundial, quando o assunto é casamento infantil, o Brasil está em 4º lugar, lembrando que aos 12 anos a criança passa a ser adolescente. Esta prática é mais presente no norte e nordeste do país. 
O número de adolescentes (12 a 19 anos) grávidas nestas regiões também são maiores quando comparadas ao restante do país. E quando investigado podemos reduzir este grupo em adolescentes de maior vulnerabilidade social. 
Muitas vezes me pego pensando em como ajudar a resolver tal realidade. Seria uma possibilidade apontar um caminho de sonhos e ferramentas para realizar tal sonho, afinal muitos não tem sonho e mal pensam no futuro! Alguns destes adolescentes têm a gravidez como uma forma de sair de casa e solução dos desafios enfrentados diariamente. 
Será que um plano de ação, bem embasado na questão de um controle de gravidez na adolescência e princípios de coaching que vem somar na potencialização deste plano, poderia dar um rumo diferente para estes adolescentes?

O coaching é arte e ciência, unificados para atingir o estado ou meta desejada. E a beleza neste conjunto de ações é a sua regência! Quando empoderamos o próximo de capacidade e determinação, ele simplesmente se torna indestrutível! Seria como lapidar um Diamante Bruto.
Porém profissionais capacitados na saúde e também sendo um profissional coach, não é muito comum nesta área do saber. E quando se trata de regiões do norte e nordeste do Brasil este número reduz ainda mais.
Ainda acredito no potencial destes adolescente, afinal são o futuro do nosso país. O que vem acontecendo é o encontro de várias gerações que tem muita informação, nem sempre sendo de qualidade e muitas vezes não sabendo o que fazer com elas.
Acredito muito em um diamante bruto, esperando para ser lapidado pelo coaching e virar uma linda e brilhante jóia brasileira. 

Adriana Candido

Referências:
Leader coach - Coaching como filosofia de liderança.
Autor: José Roberto Marques. São Paulo: Editora Ser Mais, 2012

http://www.sulbahianews.com.br/gravidez-na-adolescencia-conheca-as-principais-causas

http://www.vozdabahia.com.br/index/blog/id69299/nordeste_tem_maior_indice_de_gravidez_na_adolescencia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre nós

O GEPLICO propõe caracterizar a liderança e o Coaching, ao pesquisar e descrever o processo de liderança e de Coaching, bem como aferir os seus resultados. Desta maneira busca sistematizar e divulgar o processo de liderança e Coaching e seus impactos sociais e organizacionais, por meio deste blog socializa conhecimento com uma linguagem simples e acessível para contexto virtual de modo contemporâneo, bem como produz pesquisas e materiais científicos que subsidiem as teorias, técnicas, práticas, metodologias relacionadas a Liderança, Coaching e a Liderança Coaching.