quarta-feira, 1 de março de 2017

Coaching & Autorrealização: Por uma perspectiva de Maslow


Com o coaching é possível alavancar e acelerar resultados em todas as dimensões da vida do cliente, segundo Pliopas (2014, p. 23) “Coaching é um processo de desenvolvimento individuali­zado, feito sob medida para uma pessoa específica”, é necessário para tanto acessar e desenvolver os recursos dos quais o cliente deve se utilizar para a concretização do processo. Para Clutterbuck (2008) apud Campos e Pinto (2012, p.17) “o coach atua como um estimulador externo que desperta o potencial interno de outras pessoas [...]. Assim o papel do coach é provocar, despertar e conduzir o seu coachee a promover as mudanças necessárias, para que este atinja resultados e metas desejadas”.  

Muitas pessoas buscam o coaching para tornarem-se mais autorrealizadas de forma geral ou em áreas específicas da vida, evidentemente este nem sempre é o objeto fim do processo, entretanto, quando há sucesso naturalmente o coachee sente-se mais autorrealizado. Para discorrer sobre o conceito de autorrealização, é necessário citar Abraham Maslow, psicólogo humanista norte-americano, conhecido pela Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas (Pirâmide de Maslow). 

A autorrealização é um conceito central para Maslow, segundo o psicólogo, implica no desenvolvimento máximo dos potenciais de cada ser humano. Todos nascem com potencial (o mesmo para indivíduos saudáveis, com funcionamento físico e mental adequados), este potencial deve ser desenvolvido durante a vida de modo a ser “realizado”, ou seja, despertado, deixando assim de ser potencial para tornar-se um recurso criativo. Este recurso deverá se tornar disponível para uso (PARIZI, 2005). 

Além do conceito de autorrealização, Maslow em sua teoria sobre as necessidades evidencia que a satisfação do ser humano é composta de cinco níveis, expostos em sua famosa pirâmide, onde a base é composta pelas necessidades fisiológicas (fome, sede, abrigo, sexo entre outras), seguidas pelas necessidades de segurança (proteção contra dados físicos e emocionais), necessidades sociais (aceitação, afeição, amizade e pertença), e por fim, no topo da pirâmide as necessidades de estima (respeito próprio, autonomia, status, reconhecimento) e auto-realização (tornar-se aquilo que é capaz de ser, autodesenvolvimento e utilização de potencial). (FERREIRA; DEMUTTI; GIMENEZ, 2010). Para Maslow o ser humano nasce para tornar-se autorrealizado, este é o ápice da pirâmide, evidentemente, não é estático, desta forma o indivíduo vive em ciclos buscando atender todos os níveis para estar realizado, tendo períodos de altos e baixas, com sucessos e fracassos, mas com desenvolvimento e aprendizado constantes.  

 O coaching auxilia no processo de autorrealização à medida que proporciona autoconhecimento e determinados enfrentamentos que exigem do cliente que utilize seus recursos e seja capaz de agir sobre o ambiente de forma criativa e flexível e ao mesmo tempo com constância e foco, gerando uma aprendizagem continua e integral.


Referências

CAMPOS, Teodoro Malta; PINTO, Heloisa Maria Nunes. Coaching nas organizações: Uma revisão bibliográfica. REUNA, Belo Horizonte - MG, Brasil, v.17, n.2, p. 15-26, Abr. - Jun. 2012.

FERREIRA, Andre; DEMUTTI, Carolina Medeiros; GIMENEZ, Paulo Eduardo Oliveira. A Teoria das Necessidades de Maslow: A Influência do Nível Educacional Sobre a sua Percepção no Ambiente de Trabalho. XIII SemeAd – Seminários em Administração, setembro de 2010.

PARIZI, Vicente Galvão. Psicologia transpessoal: algumas notas sobre sua história, crítica e perspectivas. Psic. Rev. São Paulo, n. 14(1): 109-128, maio 2005.

PLIOPAS, Ana Luisa Vieira. Coaching: modo de usar.  GVEXECUTIVO -V 13 - N 2; JUL/DEZ 2014.


3 comentários:


  1. It's the best time to make some plans for the future and it's time to be happy. I've read this post and if I could I want to suggest you few interesting things or tips. Perhaps you could write next articles referring to this article. I wish to read more things about it! capitalone com login

    ResponderExcluir

  2. I am really loving the theme/design of your blog. Do you ever run into any browser compatibility issues? A handful of my blog audience have complained about my website not operating correctly in Explorer but looks great in Opera. Do you have any advice to help fix this issue? facebook login

    ResponderExcluir
  3. But as an alternative to acquiring a primary residence or vacation home, commercial loans are designed to assist you own business property. canada mortgage calculator The Best Mortgage Calculators may have easy to read, intuitive, and highly useful reports. mortgage payment calculator

    ResponderExcluir

Sobre nós

O GEPLICO propõe caracterizar a liderança e o Coaching, ao pesquisar e descrever o processo de liderança e de Coaching, bem como aferir os seus resultados. Desta maneira busca sistematizar e divulgar o processo de liderança e Coaching e seus impactos sociais e organizacionais, por meio deste blog socializa conhecimento com uma linguagem simples e acessível para contexto virtual de modo contemporâneo, bem como produz pesquisas e materiais científicos que subsidiem as teorias, técnicas, práticas, metodologias relacionadas a Liderança, Coaching e a Liderança Coaching.