O coaching como processo
de desenvolvimento humano contribui significativamente para melhoria do
indivíduo em si e mediante sua inserção no mercado de trabalho, segundo Melo et al (2012, p. 05) “o coaching oferece
um meio para se chegar a um fim, um processo de aprendizagem acelerada,
desenvolvimento e autodesenvolvimento”. É um processo que visa acessar e
utilizar os recursos de cada pessoa em prol de suas realizações, sejam elas
pessoais e/ou profissionais, por esta característica é possível atrelar sua
aplicação aos processos de recursos humanos das organizações em geral, segundo Azevedo
(2013, p.07) “[...] competitividade do mercado e o novo perfil de consumidor
levaram as organizações a voltarem sua atenção cada vez mais para a qualidade
de seus serviços, a qualificação de seus colaboradores e o desenvolvimento
pessoal e profissional dos mesmos”.
O trabalho da área de
gestão de recursos humanos consiste em prover, manter e principalmente
desenvolver um capital humano adequado para a organização, que possa
operacionalizar e dar continuidade as atividades da mesma, atendendo as
necessidades do mercado a que se propõe e enfrentando o dinamismo e
concorrências deste mercado.
A gestão de recursos
humanos é tida como grande responsável pelo sucesso ou insucesso da empresa,
cabe a esta área selecionar e inserir na organização o capital intelectual e
força de trabalho necessários ás atividades, é também de responsabilidade desta
área o desenvolvimento dos empregados tanto de forma ativa, através do
monitoramento e implantação de projetos para melhorias dos métodos aplicados: avaliação
de desempenho, treinamentos, projetos de desenvolvimento organizacional, dentre
outros; como de forma passiva delegando responsabilidades principalmente quando
se trata da observação e manutenção do clima organizacional e da qualidade de
vida no trabalho (AZEVEDO, 2013).
O processo de coaching
proporciona a seus clientes uma experiência inovadora e focada que promove
quebra de paradigmas e adesão à novos comportamentos, assertivos e com maior
propensão de concretização, pode ser utilizado de forma individual, ou em
grupos (equipes), o que é mais comum em empresas já que a multiplicação desses
conhecimentos é a chave para o sucesso.
A
utilização de técnicas de coaching, como PNL, modelo CHA (conhecimentos,
habilidades e atitudes), matriz de mudança (estado atual e estado desejado),
perguntas poderosas entre outros para os processos de recursos humanos de
recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, treinamentos, pesquisa de
clima entre outros faz com que a empresa tenha um engajamento diferenciado e
resultados produtivos nesses processos, o coaching também pode ser utilizado
para demandas específicas ou para gerar comprometimento, atrair e reter
talentos, melhorar a comunicação interna e externa da empresa, promover melhor
qualidade de vida, saúde no trabalho, segurança, produtividade, reconhecimento
entre outros fatores.
O coaching tem sido buscado
pelas organizações com a finalidade de desenvolver e aprimorar o desempenho dos
gestores e empregados, para que possam adquirir uma nova visão, sobre seus
papéis na empresa como também fora dela (AZEVEDO, 2013). É preciso que a
execução destas técnicas ou mesmo do processo completo de coaching a nível
organizacional seja feita de forma cuidadosa para que seu objetivo se alcançado
sem prejudicar a moral do processo.
Referências
AZEVEDO,
Adriana Santos. Psicologia e coaching
como agentes de mudanças no ambiente organizacional. V Congreso Internacional de Investigación y Práctica
Profesional en Psicología XX Jornadas de Investigación Noveno Encuentro de
Investigadores en Psicología del Mercosur. Facultad de Psicología - Universidad
de Buenos Aires, Buenos Aires, 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário