segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Estratégias para o Ambiente Hospitalar

O sonho de ser produtivo! Será que consigo ou dou conta? Será que vai valer a pena? Será que na hora vou saber fazer?
São frases que muito ouço na vivência hospitalar, na verdade diariamente! Grande parte da força de trabalho dentro de uma instituição hospitalar é chamada de trabalho operacional. Atualmente 80% dos processos de um hospital é diariamente executado por este grupo operacional, que normalmente não sabe muita informação da empresa.

Quando somos contratados por uma instituição de saúde, já nos é colocado muitas regras antes mesmo de iniciar o trabalho naquela empresa. São elas:

- Cumpra seu horário de trabalho (esteja pronto antes de bater o registro de ponto).

- Você tem um número mínimo para atender e não tem um máximo de pacientes (quanto mais atender melhor).

- Você chegou atrasado, não pode trabalhar (volte para casa!).

- Para falar com o RH deve ser fora do horário de atendimento (quem vai atender seus pacientes?).

- Sem a roupa branca você não pode pegar plantão (volte para casa!).

- Está trazendo muito atestado (logo será dispensado!).

- Está apresentando muito declaração de acompanhamento do seu filho (outra pessoa não pode levar esta criança no médico?).

Quando ouço todas essas questões me pergunto se sou uma profissional da saúde, se realmente dentro de uma instituição de saúde as pessoas sabem o que é saúde. Provavelmente seja pelo fato de estudarmos que a saúde é a ausência da doença. E isto nos é colocado de uma forma tão impositiva, que fixa de tal maneira que não sabemos pensar de outra forma.

Então quando falamos em contratar pessoas e não mão de obra, falamos de contratar inteligência e não experiência. Integrar as pessoas à empresa. Mostrar ao colaborador até onde ele pode chegar. Trocar  a obrigação por compromisso. Ouvir a equipe. Dar oportunidade para quem já trabalha na empresa. Me parece que sou um alienígena! Quando na verdade estamos tentando extrair o melhor do ser humano, uma pessoa feliz trabalha melhor, com mais atenção e entusiasmo. Com isto a empresa só ganha com elogios de um bom atendimento. Este processo torna-se lento e com muitos desafios a serem vencidos. Contudo o Coaching vem conquistando seu espaço entre os profissionais da saúde, para mudar esta realidade atual e tornar-se o foco e objetivo, em curto espaço de tempo.

Artigo Extraído e Adaptado do Livro: Estratégias Empresariais para Pequenas e Médias Empresas, do Coordenador Editorial Maurício Sita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre nós

O GEPLICO propõe caracterizar a liderança e o Coaching, ao pesquisar e descrever o processo de liderança e de Coaching, bem como aferir os seus resultados. Desta maneira busca sistematizar e divulgar o processo de liderança e Coaching e seus impactos sociais e organizacionais, por meio deste blog socializa conhecimento com uma linguagem simples e acessível para contexto virtual de modo contemporâneo, bem como produz pesquisas e materiais científicos que subsidiem as teorias, técnicas, práticas, metodologias relacionadas a Liderança, Coaching e a Liderança Coaching.