segunda-feira, 31 de outubro de 2011



A DIFÍCIL TAREFA DE RETER TALENTOS

O ambiente organizacional é composto, cada vez mais, por jovens profissionais com idade entre 18 e 30 anos. Essas pessoas, denominadas Geração Y, nasceram em um cenário de grandes transformações tecnológicas e por isso possuem características e comportamentos bem diferentes das gerações anteriores, sendo assim, consideradas pessoas da era digital.
Outra característica marcante dessa geração, é a busca constante por novos desafios, o que faz com que os líderes tenham um olhar diferenciado para essa geração que é imediatista e tende a não ter compromisso com a organização caso não se sintam satisfeitos.
Contudo, uma nova tendência no mercado organizacional, é o profissional Coach, que tem como objetivo o foco em tarefas para a obtenção de resultados, ou seja, o Coach o faz encontrar os resultados através do comprometimento com os objetivos e tarefas.
Por assegurar que a pessoa faça o que sabe e o que deve fazer, o Coach pode ser uma alternativa na gestão dessa geração que encontra dificuldades nos relacionamentos interpessoais, uma vez que a grande maioria de seus amigos é virtual.
Outro ponto positivo que essa técnica permite, é a capacitação de líderes e gestores, pois desenvolvem e aprimoram suas competências, facilitando atuar de forma funcional junto à organização.
Essa técnica pode ser utilizada tanto para a vida profissional, como para a vida pessoal, entretanto, vale ressaltar que não é uma terapia, e sim uma ferramenta facilitadora na obtenção de resultados em todos os âmbitos

Fatec Mogi das Cruzes- GEPLICO (Grupo de Ensino e Pesquisa em Liderança e Coaching)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre nós

O GEPLICO propõe caracterizar a liderança e o Coaching, ao pesquisar e descrever o processo de liderança e de Coaching, bem como aferir os seus resultados. Desta maneira busca sistematizar e divulgar o processo de liderança e Coaching e seus impactos sociais e organizacionais, por meio deste blog socializa conhecimento com uma linguagem simples e acessível para contexto virtual de modo contemporâneo, bem como produz pesquisas e materiais científicos que subsidiem as teorias, técnicas, práticas, metodologias relacionadas a Liderança, Coaching e a Liderança Coaching.